Visita ao Santuário de Lobos em Mafra
- Catarina Araújo
- 24 de jul. de 2020
- 3 min de leitura
Atualizado: 25 de ago. de 2020
Dedicamos o primeiro artigo do nosso blog a uma visita que fizemos em família, em Junho de 2020, ao Santuário de Lobos em Mafra. Este blog terá uma periodicidade mensal e nele, vão poder encontrar várias sugestões sobre passeios, visitas e viagens, as nossas descobertas, estilo de vida ecológico, assim como temas de educação ambiental. Esperamos que vos inspire!
No Natal de 2019, oferecemos como prenda à nossa filha o apadrinhamento de um lobo do Centro de Recuperação do Lobo Ibérico. O Santuário situa-se na freguesia do Gradil, concelho de Mafra, a 30 km norte de Lisboa. Além de contribuirmos para este projeto de conservação, foi uma oportunidade excelente de proporcionar uma enriquecedora experiência de sensibilização e educação ambiental à nossa filha.
A loba que ela escolheu para apadrinhar foi a Faia que. além de ser uma das lobas mais bonitas do centro, é bastante curiosa e deixa-se observar com alguma facilidade.

O Centro de Recuperação do Lobo Ibérico (CRLI)
O CRLI foi criado pelo Grupo Lobo em 1987, com o objetivo de proporcionar uma espaço adequado a abrigar lobos que não podem viver em liberdade, provenientes de zoos, cativeiro ilegal ou vítimas de armadilhas.
O terreno tem 18 hectares e está arborizado de forma a recriar o habitat natural dos lobos. Os eucaliptos que existiam no terreno têm vindo a ser subsituidos por carvalhos, sobreiros e outras árvores autótones, num excelente trabalho de regeneração do habitat.
Como ajudar
Existem várias formas de apoiar o trabalho do Grupo Lobo:
Apadrinhamento dos lobos residentes no CRLI
Visitar o CRLI e participar nas atividades por ele desenvolvidas
Através de donativos
Tornado-se sócio
Programa de voluntariado
Saiba mais informações em http://www.grupolobo.pt/.

Visitar o CRLI
Uma vez que o CRLI não é um Zoo, mas sim um Santuário, não existem garantias de que se consigam observar lobos durante a visita. Na nossa visita tivemos sorte e conseguimos observar dois lobos, a Faia e o Bolota, o seu companheiro. Na primeira vez, conseguimos observá-los ao longe, mas, depois de avançarmos um pouco no percurso, conseguimos vê-los bem mais próximos dos cercados, com a sua pelagem de Verão confundido-se com a vegetação.
A visita é guiada por uma bióloga que nos explica a história e objetivos do centro, expõe vários aspetos relacionados com os hábitos do lobo, a sua alimentação, reprodução e, claro, a temática da conservação. Há um grande trabalho a fazer para sensibilizar as populações sobre a importância deste grande predador para o equilíbrio do ecossistema, e para a descontruir os vários mitos associados ao lobo.
É este trabalho que o Grupo Lobo tem vindo a desenvolver junto das populações, em paralelo com o projeto do Cão de Gado, que desempenha um papel crucial ao proteger os rebanhos dos lobos. Existem algumas alcateias de lobo que vivem no Norte do país, e estas tem sido acompanhadas de perto e estudadas, de forma a poder garantir a sua conservação.
Se quiserem saber mais coisas, visitem o Centro. Vão preparados para fazer uma pequena caminhada e aprender muito! No momento actual de pandemia, existem algumas normas que têm de ser seguidas, como o uso de máscara, mas toda a informação está disponível no site http://www.grupolobo.pt/.
O que visitar em Mafra
Se forem a Mafra, aproveitem para visitar:
o Palácio Nacional e Convento de Mafra, com a sua fascinante biblioteca;
o Jardim do Cerco situado ao lado Palácio e construído no estilo Versailles;
a Tapada Nacional de Mafra, localizada junto do CRLI, um local otimo para passear e que alberga uma grande variedade de flora, e também muitos animais em liberdade, como veados, javalis, gamos, répteis e aves;
as aldeias típicas saloias, que ficarão para uma próxima visita, e, talvez, para um outro artigo para este blog.
Até breve!
Comments